Notícias

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Publicado em: 14-02-2019

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADPEB/Sindicato) vem a público externar sua solidariedade ao investigador de polícia SERGIO ROBERTO SOUZA OLIVEIRA, vítima de tentativa de homicídio no dia 10/02/2019, em Feira de Santana, perpetrada pelo advogado Orlando Freire de Assis, que num ato de barbárie atingiu o policial civil com violentos socos, pontapés e, ato contínuo, efetuou disparos com a arma de fogo do próprio policial, contra este e uma testemunha.

O policial civil, no exercício de suas funções, tentou evitar uma agressão a terceiro e tornou-se vítima de violento ataque do referido advogado. As consequências de atos dessa natureza são imensuráveis, vão muito além dos ferimentos físicos causados ao servidor em tela. Por extensão, atingem seus familiares e alcançam de maneira contundente a instituição Polícia Civil.
O respeito às leis, às instituições e seus integrantes, ordem exigida no estado democrático de direito, requer que sejam assegurados aos agentes públicos os mesmos direitos e as mesmas garantias individuais e fundamentais de todo cidadão.

Em face do exposto, a ADPEB/Sindicato também manifesta total apoio e parabeniza os policiais, investigadores, escrivães e delegados da 1ª Coorpin pela célere e bem-sucedida investigação que culminou na decretação da prisão preventiva do advogado, o qual se apresentou à justiça na tarde do dia 13/02/2019. Nossa expectativa é que a pena a ser imposta ao agressor Orlando Freire de Assis possa desencorajar a prática de crimes cruéis e selvagens como o cometido contra o policial civil Sergio Roberto.

Todos nós, cidadãos de bem, policiais ou não, podemos e devemos nos insurgir contra a violência banalizada, naturalizada, que por vezes aparenta fazer parte do nosso cotidiano e, em razão de sua repetição, tenta nos forçar a assistirmos inertes a ações extremas que visam destruir a paz social e nos aniquilar.

Fonte: Ascom/ADPEB