Notícias

Pronunciado PM acusado de matar o delegado José Carlos Mastique

Publicado em: 05-08-2021

No dia 26 de julho foi prolatada decisão pelo juiz da Vara do Júri da comarca de Itabuna que culminou com a pronúncia do policial militar acusado de ter matado o delegado de polícia José Carlos Mastique, fato ocorrido em abril de 2019. A diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia vem acompanhando o caso de perto e promove a defesa do saudoso delegado por intermédio do Escritório de Advocacia Gomes Brito e Machado Neto, que presta assistência a entidade e no mês de janeiro constituiu também o escritório do advogado Fernando Santana, para atuar como assistente de acusação nos autos da ação penal que trata do homicídio do delegado.

De acordo com a sentença de pronúncia o acusado responderá pelo crime de homicídio qualificado, tipificado no art. 121, §2º, IV, do Código Penal e será julgado por Júri Popular, portanto, entendeu o juiz que há indícios suficientes de que o réu tenha agido com recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Relembre o caso

No dia 28 de abril de 2019, em Itabuna, o delegado José Carlos Mastique foi morto durante uma desastrada abordagem realizada por prepostos da Polícia Militar da cidade de Itabuna, quando o delegado e um investigador da Policia Civil tentavam intervir numa briga em que estava envolvido um outro policial militar armado.

Fonte: Ascom/ADPEB