Notícias

Policiais Civis atendem decisão judicial e suspendem paralisação de 24h

Publicado em: 11-08-2020

As entidades representativas dos policiais civis vêm a público esclarecer que diante da decisão liminar do Tribunal de Justiça da Bahia em Ação Coletiva Declaratória, por determinação do desembargador José Cícero Landin Neto, intentada pelo Governo do Estado, resolveram suspender a paralisação de 24h que estava marcada para acontecer hoje, dia 11 de agosto, em todas as unidades policiais da Bahia. Segundo a decisão, foi declarada a ilegalidade da greve e da operação padrão dos servidores da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica.

As entidades sindicais decidiram acatar a decisão, porém repudia os atos do delegado geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, em não implantar o protocolo de Biossegurança e impedir as testagens dos policiais civis nas Delegacias Territoriais e nos Departamentos de Perícia Técnica e continuará denunciando o descaso da gestão.

Mesmo cumprindo a decisão, os representantes das entidades se dirigiram, como já estava programado e aprovado por meio de Assembleia Geral Virtual, até a Governadoria, no CAB, para protocolar ofício solicitando, com maior brevidade possível, audiência para tratar sobre pauta aprovada. Entre os assuntos estão: a implantação de protocolo sanitário nas Delegacias Territoriais e DPT, o pagamento do Adicional de Insalubridade, desfazimento do ato de proibição das testagens para COVID-19 dos Policiais Civis nas DTS e DPT e discussão sobre a Lei Orgânica da Polícia Civil – LOPC.

O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC) aponta que nesta terça-feira (11) já somam 491 policiais positivados para COVID-19 e seis óbitos e faz um alerta para população que as delegacias são focos para propagação do novo coronavírus, que só compareçam à delegacia em casos extremos.

Fonte: Ascom/ADPEB