Notícias

ADPEB solicita a autoridades a desinfecção de delegacias e realização de testes

Publicado em: 21-05-2020

A ADPEB/Sindicato comunica a todos que, preocupada com seus filiados, enviou na última quarta-feira, dia 20, novo ofício ao Delegado Geral solicitando informações sobre as ações da Polícia Civil no combate à COVID-19 no âmbito da instituição. Desta vez, o DG foi instado sobre a suposta ocorrência de contaminação de servidores policiais pelo coronavírus, na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM/Brotas e na Central de Flagrantes da Polícia Civil.

“O delegado de polícia em seu exercício laboral está amplamente exposto à transmissão viral, através de atividades que exigem contato físico, atendimento ao público e pela presença de presos custodiados nas delegacias, isso somado às condições de algumas instalações, que não possuem ventilação e obrigam os servidores a compartilharem espaços pequenos, propiciando a disseminação do vírus no local”, explicou o presidente da ADPEB, Fabio Lordello.

O expediente trata sobre a necessidade de inspeção nos locais para aferição dos fatos e adoção de medidas de contenção do vírus, como a suspensão das atividades, desinfecção, bem como a indispensável realização de testes rápidos nos servidores das unidades, para a reassunção regular dos trabalhos. A entidade ainda reiterou a necessidade e importância da distribuição regular de equipamentos de proteção e higienização para atendimento das recomendações sanitárias.

SESAB E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Em documento semelhante a ADPEB solicitou às secretarias estadual e municipal de saúde a fiscalização nas unidades citadas para a verificação das instalações, condições de higienização e desinfecção dos locais, a fim de proteger a sociedade e a saúde dos servidores da Polícia Civil da Bahia.

Ainda foi requerido que as respectivas secretarias de saúde atendam ao teor da Nota Técnica de nº 11 do Ministério da Saúde, cujas recomendações prioriza a realização de testes rápidos para detecção do coronavírus (SARS-CoV-2) nos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e os profissionais de Segurança Pública.

“Essas medidas devem ser de aplicação urgente e imediata pelas pastas, considerando os números crescentes de contaminados no Estado pelo COVID-19 e o risco iminente ao qual estão expostos os servidores policiais civis, as quais, uma vez negligenciadas, podem custar a vida desses profissionais”, pontuou o presidente da ADPEB.

Fonte: Ascom/ADPEB