Notícias

ADPEB conversa com delegados baianos coautores de livro sobre Investigação Criminal Tecnológica

Publicado em: 18-05-2020

Neste mês de maio foi lançado o livro Tratado de Investigação Criminal Tecnológica, pela editora Juspodivm, obra coordenada pelo delegado de polícia de São Paulo Higor Vinicius Nogueira Jorge, autor de outros livros que trata desse assunto e de crimes cibernéticos, esta que conta com a participação de vários autores brasileiros, além da Espanha, Portugal, Argentina e Colômbia. Os delegados de polícia filiados Delmar Araujo Bittencourt e Jorge Figueiredo Junior são um dos coautores que colaboraram com a obra.

Estudiosos do assunto, os delegados ministraram um curso promovido pela entidade de classe sobre investigação criminal tecnológica, e já capacitou quase 100 filiados, na capital e no interior do estado. O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia conversou com Jorge Figueiredo e Delmar Araújo Bittencourt que falaram sobre a participação na obra e a importância da investigação criminal tecnológica na atualidade.

ADPEB: O que significa participar dessa obra?

Jorge Figueiredo: Grande honra participar como coautor de uma obra que tem entre seus autores um seleto grupo de notório conhecimento na área, vejo no convite um reconhecimento pelo tempo e dedicação ao estudo da matéria. Foi minha primeira experiência em obra literária e surpreso com o convite do professor Higor Jorge, enxerguei a oportunidade como um desafio, o qual busquei encarar.

Delmar Bittencourt: Acredito que a participação de dois delegados da Bahia nessa obra eleva o nível das investigações realizadas pela Polícia Civil de nosso estado e mostra que estamos acompanhando as principais tendências da atualidade, utilizando de modernas técnicas de investigação que são desenvolvidas no Brasil e no mundo.

ADPEB: Qual a sua contribuição para obra?

JF: Na obra falo sobre “Tecnologia Disruptiva e a Investigação Criminal” onde mostro as nuances do assunto, desde os conceitos, doutrina e a parte prática, mas principalmente sua grande importância na investigação criminal, pois ela permite novas possibilidades de afastamento de sigilo, ponto mais importante do assunto tratado por mim. Acredito que este tenha sido um ponta pé inicial nesta seara para a minha carreira, tendo já outros projetos sendo viabilizados, pretendo não parar mais.

DB: No livro falo sobre a “Requisição de Dados Cadastrais pelo Delegado de Polícia”, ressaltando a importância para o delegado que precisa saber usar a tecnologia que está a nossa disposição como ferramenta de investigação no combate ao crime e a macrocriminalidade. Estar ao lado do professo Higor Jorge e de tantos renomados autores foi uma honra para mim.

A ADPEB/Sindicato adquiriu dez exemplares para serem sorteados entre os filiados. Fiquem atentos que em breve serão divulgadas as orientações da participação.

Fonte: Ascom/ADPEB