Notícias

NOTA A RESPEITO DAS LAMENTÁVEIS E MAL EMBASADAS DECLARAÇÕES DA DEPUTADA FEDERAL CARLA ZAMBELLI

Publicado em: 28-04-2020

A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil – ADEPOL DO BRASIL e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil – FENDEPOL, entidades de classe de âmbito nacional representativas da carreira de Delegados de Polícia, vem à público e perante toda sociedade manifestar seu pleno repúdio às lamentáveis e inapropriadas declarações da deputada federal Carla Zambelli (sem partido), a qual na data de hoje, em entrevista no programa ” Pânico “, proferiu comentários generalizados e ofensivos à dignidade de centenas de milhares de servidores das Polícias Civis e Militares, desqualificando-os do ponto de vista ético e de probidade, quando fez comparação leviana e pessimamente fundamentada para com a Polícia Federal.

As declarações da referida parlamentar, além de desprovidas de mínimo conhecimento técnico e empírico, expõem um perigoso subjetivismo não alicerçado em fatos concretos, pondo em dúvida os mecanismos de controle interno e externo das Polícias Civis e Militares, respectivamente exercidos pelas Corregedorias e pelos Ministérios públicos estaduais.

Ademais revela-se no mínimo constrangedor uma parlamentar tão conhecida nacionalmente pronunciar ilações negativas a policiais civis e militares que chegam a milhões de ouvintes e espectadores, sem qualquer cuidado com a verossimilhança de seus posicionamentos de improviso. E que não refletem o excelente reconhecimento que a imensa maioria dos cidadãos e parlamentares deste país fazem aos trabalhos das Polícias Civis nos diversos entes federados.

Deve-se ressaltar a referida parlamentar que, mesmo sucateadas ao nível muitas vezes de indigência material, sem investimentos adequados e submetidas inclusive a ingerências políticas nefastas muitas vezes não ressoadas na grande imprensa, as Polícias Civis são responsáveis pela grande maioria de elucidação das investigações de múltiplos crimes no Brasil, inclusive com mais de 70% de índices de elucidação de homicídios em média e mais de 80% em crimes de violência doméstica e familiar notificados e registrados. Deveria a referida parlamentar tentar conhecer as notáveis investigações de crimes contra a dignidade sexual, combate exemplar à pedofilia, organizações criminosas de diferentes eixos, narcotráfico e contra a corrupção em diversas modalidades que as Polícias Civis promovem mesmo com tamanha adversidade institucional, dificuldades operacionais inúmeras, falta de mínima autonomia e dentro de suas limitações constitucionais. Que a deputada Carla Zambelli inclusive exerça seu mandato para fortalecer as Polícias Civis contra estas mazelas.

Ressaltamos por fim que nosso respeito sincero, integração sólida, amizade e fraternidade para com a Polícia Federal como notável instituição republicana não permite aceitar comentários levianos, sequer baseados em um senso comum primário, que colocam algumas instituições policiais como mais éticas ou eficientes que outras, pois cada corporação policial na sua missão constitucional possui demonstrações de eficiência na maioria dos casos e desvios de conduta (na minoria dos eventos), os quais são rigorosamente apurados e que acarretam prisões e demissões, sejam no âmbito da Polícia Civil, Militar e Federal . Cada instituição tem em seus quadros uma ampla maioria de profissionais íntegros e desvios de conduta de uma minoria.

Esperamos que a referida parlamentar faça uma reflexão autocrítica sobre seus comentários infelizes e que causaram profunda indignação em milhares de policiais.

Associação dos Delegados de Polícia do Brasil – ADEPOL DO BRASIL

Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil- FENDEPOL

Fonte: Ascom/ADPEB