Notícias

Nota de apoio e solidariedade aos delegados e demais membros da Polícia Federal

Publicado em: 24-04-2020

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADPEB-Sindicato) vem a público externar sua solidariedade e total apoio aos delegados e demais membros da Polícia Federal, em face dos fatos narrados pelo ex-ministro Sergio Moro, no dia de hoje (24), por ocasião de sua demissão, o que demonstrou a clara tentativa de interferência política e ingerência institucional do presidente Jair Bolsonaro nas investigações da Polícia Judiciária Federal.

A clara ofensa ao estado democrático de direito se contorna quando ouvimos que a sua demissão se deu, dentre outras questões políticas, em razão da tentativa de interferência nas investigações da Policia Federal, o que atenta contra a Constituição e atinge mortalmente a sua autonomia, além das prerrogativas dos delegados de polícia. Ferir a autonomia investigativa afronta a ordem constitucional e os valores democráticos que inspiram e enaltecem a razão de ser da Polícia Judiciária. Uma polícia política é necessariamente seletiva e arbitrária: aos amigos tudo, aos inimigos a lei.

Os delegados da Polícia Civil da Bahia sabem bem o que é resistir a caprichos políticos, muito distantes do interesse da sociedade, vez que esta intromissão ilegal e indevida na autonomia investigativa da Polícia Judiciária há muito se tornou praxe em nosso estado, onde as investigações e as informações sigilosas são mantidas sob o controle da Superintendência de Inteligência, órgão integrante da Secretária da Segurança Pública, o que vem prejudicando o trabalho desenvolvido arduamente pelos delegados de polícia que não conseguem alcançar em sua completude o combate a corrupção, principalmente.

Todos os fatos foram denunciados pelos delegados de polícia da Bahia ao Ministério Público Federal que promoveu ação judicial contra esse modelo espúrio que macula todas as investigações policiais em nosso Estado.

A ADPEB/Sindicato luta incessantemente por novas posturas administrativas e políticas que garantam a qualidade das investigações e para que se estruture uma Polícia Judiciária livre e independente.

Reforçamos em nosso apoio e solidariedade o compromisso com a democracia e a defesa incondicional das prerrogativas dos delegados e da autonomia da instituição, Polícia Federal. A Polícia Judiciária, instituição essencial à defesa da sociedade, não poderá submeter-se a aferros personalistas e nem a vieses políticos que atinjam sua missão constitucional.

Fonte: Ascom/ADPEB