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ADPEB solicita providências a autoridades sobre a COVID-19

Publicado em: 23-04-2020

A ADPEB/Sindicato informa que no dia 06 de abril encaminhou ofício ao governador e à procuradora-geral justiça (MP/BA) denunciando a falta de gestão da Polícia Civil por não cumprir as recomendações da OMS e nem os decretos governamentais que disciplinam o uso e fornecimento de equipamentos de proteção e higienização para os servidores públicos estaduais, como a falta de limpeza das delegacias e viaturas. Expediente semelhante foi enviado também à Serin, Sesab, Vigilância Epidemiológica, bem como ao Centro de Operações de Emergência em Saúde.

“Infelizmente ainda temos unidades policiais que não receberam material de higienização e nem equipamentos de proteção para os servidores. Outras delegacias receberam uma quantidade insuficiente, que não atende a todos e, aos que atendem, é por um período muito curto, colocando em risco a saúde dos servidores e da população”, afirma Lordello.

A ADPEB/Sindicato também tomou conhecimento e solicitou esclarecimentos e providências à Policia Civil quanto ao fato de que alguns servidores foram contaminados com o coronavirus, os quais estavam em trabalho presencial. Entretanto, até o momento, a entidade ainda não recebeu nenhuma informação sobre quais medidas de desinfecção foram tomadas nas delegacias onde os servidores trabalhavam e quais os cuidados emergenciais foram adotados em relação aos demais servidores que tiveram contato com os infectados.

Faz-se necessária a implementação de ações efetivas no âmbito da Polícia Civil para minimizar os riscos de contaminação pela Covid-19 entre seus servidores, visando à continuidade das atividades de segurança pública e de defesa civil, sem olvidar a preservação da incolumidade da saúde de seus servidores e da população que procura as unidades policiais.

DELEGACIA DIGITAL

O sindicato também solicitou ao governador a adoção de providencias cabíveis que visem a ampliação do rol de registros de ocorrências policiais através da Delegacia Digital, facilitando o acesso seguro da população aos serviços da Policia Civil, de modo a diminuir a quantidade de pessoas atendidas presencialmente nas delegacias e, portanto, cumprir as orientações das autoridades sanitárias de evitar aglomerações.

A Policia Civil se limitou, nos termos do Portaria de nº 242/20, do dia 10 de abril, a ordenar à CTIT acompanhar e dar suporte com o fim de criar mecanismos tecnológicos para viabilizar a ampliação dos registros de ocorrência na Delegacia Digital. Até a data de hoje nenhuma modificação foi realizada no sistema de registro.

Fonte: Ascom/ADPEB