Notícias

Diretoria da ADPEB avalia a mobilização da classe durante o Carnaval 2020

Publicado em: 28-02-2020

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia – ADPEB/Sindicato em reunião de diretoria que aconteceu ontem, dia 27, fez um balanço dos trabalhos desenvolvidos durante o Carnaval 2020 e sobre os efeitos da “Operação Legalidade”, deflagrada em conjunto com os: Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado da Bahia (AEPEB, Movimento Unificado dos Investigadores e Escrivães da Polícia Civil da Bahia (UNIPOL), Sindicato dos Peritos Médicos e Odonto Legais da Bahia (Sindimoba), Associação dos Peritos Criminais do Estado da Bahia (ASBAC), Associação Baiana dos Peritos Técnicos de Policia Civil do Estado da Bahia (SINDPEP).

O movimento que foi iniciado no dia 20, teve como principal mote o lançamento da cartilha com orientações referentes à aplicação da Lei de Abuso de Autoridade, além do cumprimento das decisões tomadas nas assembleias das categorias, como a não utilização da camisa padronizada durante o serviço extraordinário do carnaval. Ainda contou com a distribuição de abanadores e cartazes com a marca da campanha: “Não ao Abuso de Autoridade. Polícia Civil em Defesa da Cidadania”.

Os diretores das entidades estiveram visitando os postos de trabalho no circuito do carnaval para tirar dúvidas de seus filiados, mas sobretudo para declinar apoio a todos que participaram ativamente das manifestações. “Os delegados e demais servidores foram alertados sobre as situações de vulnerabilidade a que estavam submetidos no trabalho do carnaval, considerando que, por vezes, são escalados para realizar funções diversas das que lhes cabe constitucionalmente. Pontuamos que improvisos que possam ferir direitos e garantias dos servidores não serão tolerados pelas entidades representativas das categorias, que devem continuar mobilizadas”, afirmou o vice-presidente Élvio Brandão.

“O que vimos nos postos nos dá ainda mais coragem e determinação em seguir defendendo os direitos de nossos representados, pois a adesão foi excelente e, mesmo diante da tentativa de intimidação da gestão da Polícia Civil, que chegou, inclusive, a dispensar investigadores e escrivães do DRACO dos seus postos de trabalho, estes se mantiveram firmes no propósito de demonstrar a insatisfação generalizada com o tratamento dispensado pelo governo do estado aos servidores policiais”, afirmou Fabio Lordello.

Em nota divulgada no dia 24, a entidade externou seu irrestrito apoio e solidariedade aos investigadores e escrivães de Polícia da Bahia, em especial aos que estavam em escala de serviço extraordinário nos postos do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DRACO), localizados na Barra e em Ondina, os quais foram de forma abrupta e inexplicável, dispensados do trabalho pelo seu gestor.

A ADPEB/Sindicato parabeniza a todos os delegados e demais servidores que estiveram trabalhando durante o carnaval pela postura de união, coragem e firmeza no cumprimento das deliberações firmadas pelas categorias e pelo excelente trabalho desenvolvido, dentro dos ditames legais e da Constituição Federal, bem como seguindo as orientações da cartilha formulada. Informa também que a mobilização terá continuidade com as assembleias conjuntas e itinerantes pelo interior do estado, ainda no mês de março.

Fonte: Ascom/ADPEB