Notícias

Nota de apoio aos Policiais Civis da Bahia

Publicado em: 24-02-2020

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia – ADPEB/Sindicato vem a público externar o seu irrestrito apoio e solidariedade aos investigadores e escrivães de Polícia da Bahia, em especial aos que estavam em escala de serviço extraordinário nos festejos de Carnaval, nos postos do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DRACO), localizados na Barra e em Ondina, os quais neste domingo, dia 23, foram de forma abrupta e inexplicável, dispensados do trabalho pelo seu gestor.

Os policiais civis que desde o inicio do Carnaval participam da “Operação Legalidade” vinham comparecendo aos seus postos de trabalho e cumprindo sua escala de serviço obedecendo ao quanto determinou a administração da Polícia Civil, em seu plano de trabalho, mas também atendendo ao quanto deliberado nas assembleias das categorias, portanto, desempenhando suas atividades de forma legal, dentro de suas atribuições constitucionais e atentando-se, em especial, aos ditames da Lei de Abuso de Autoridade.

A ADPEB entende que fechar postos de serviço, sem qualquer justificativa aparente, bem como dispensar os seus servidores demonstra o equivocado planejamento da administração da Polícia Civil para o Carnaval 2020, para bem desempenhar o seu essencial papel de polícia investigativa e de apuração dos fatos delituosos ocorridos no circuito carnavalesco.

Demonstra, ainda mais, total desrespeito aos servidores principalmente todos aqueles que vieram do interior do estado, que se deslocaram e fizeram seu planejamento pessoal para trabalhar no Carnaval e foram, injustificadamente, dispensados do trabalho. Em que pese a atitude irrefletida da gestão da Polícia Civil, os servidores continuarão a se apresentar ao posto de trabalho, até o final de suas escalas de serviço e à disposição da gestão, haja vista que o compromisso maior de todos é atender a população baiana e os turistas que necessitem de seus serviços.

A ADPEB/Sindicato reitera aos seus filiados que a entidade continuará lutando pela união entre todos os servidores da Polícia Civil da Bahia, posto que já demonstrada a nossa força e por acreditar que somente desta forma seguiremos provando, de forma irrefutável, a relevância do papel de nossas atribuições, no que tange a garantia da cidadania e dos direitos humanos da população baiana. O que almejamos é poder contribuir para o fortalecimento de nossa instituição policial civil.

No mesmo sentido, parabenizamos a atitude de coragem dos policiais civis deste Estado, principalmente às equipes que estiveram de plantão nos postos do DRACO, pela união demonstrada entre todos: delegados, investigadores e escrivães. Somente desta forma alcançaremos o engrandecimento e lugar merecido pela Polícia Judiciária da Bahia, feita por homens e mulheres fortes e que honram a nossa história.

Fonte: Ascom/ADPEB