Notícias

Diretoria da ADPEB se reúne com Defensor Público Geral

Publicado em: 13-02-2020

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia – ADPEB/Sindicato, Fabio Lordello, junto com o Secretario Rusdenil Franco Lima esteve na manhã de hoje, dia 13, na sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia e se reuniu com o Defensor Público Geral, Rafson Saraiva Ximenes. Na pauta trataram sobre a aplicação da nova Lei de Abuso de Autoridade e as orientações traçadas pela entidade de classe para seus filiados no Carnaval 2020, além da custódia de presos neste mesmo período.

Ainda no encontro falaram sobre ações futuras, em conjunto, relativas à aplicação da Instrução Normativa de nº 01, de 08 de julho de 2019, da Secretaria da Segurança Pública, além da lavratura de APF’S, sobre cujas apresentações realizadas por prepostos da segurança pública do estado, pairem dúvidas acerca da coleta de provas fora das atribuições constitucionais de cada instituição. “Os delegados de polícia do estado se sentem honrados em poder dividir com os defensores públicos a discussão e alinhamento de assuntos tão importantes e sensíveis para nossa carreira. Mais uma vez a Defensoria Pública do Estado dá uma demonstração da importância de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e em defesa da cidadania do povo baiano”, pontuou o presidente.

Durante a audiência, o defensor público geral parabenizou a ADPEB pelas recomendações e ressaltou a contribuição da Polícia Civil para a realização da Justiça.

“Não vemos a Polícia Civil de nenhum modo como adversária. Na nossa prática de defesa, temos uma visão realista de que crimes irão ocorrer, e que a sociedade irá demandar respostas. O que queremos é que estas respostas sejam dadas da forma legal e direcionadas para as pessoas que realmente praticaram estes delitos. E para isso, além de uma defesa estruturada é necessária uma investigação bem realizada, uma Polícia Civil bem aparelhada para exercer uma boa atuação”, disse Rafson Ximenes.

Também participaram da reunião a defensora e coordenadora da Especializada Criminal e de Execução Penal, Fabíola Pacheco, a defensora e coordenadora da Especializada da Curadoria Especial, Mônica Aragão, o assessor de relações institucionais da Defensoria, Álvaro Gomes.

A ADPEB/Sindicato informa que as orientações constarão de cartilha que será lançada na próxima semana em formato digital e disponibilizada para todos os servidores policiais civis do estado.

Fonte: Ascom/ADPEB