Notícias

ADPEB realiza curso de Crimes Cibernéticos no oeste da Bahia

Publicado em: 15-10-2019

Preservação da prova na investigação, ferramentas para consulta de geolocalização de imagens, links de identificação de IP, além de outras ferramentas de fontes abertas. Esses foram alguns dos assuntos abordados durante o curso de Crimes Cibernéticos e Investigação Tecnológica, realizado entre os dias 07 e 08, na cidade de Santa Maria da Vitória e 10 e 11 de outubro, na cidade de Barreiras. O evento integra o projeto Jornada Jurídica da ADPEB e o curso foi ministrado pelos delegados de polícia, Delmar Bittencourt e Jorge Figueiredo.

A Jornada Jurídica é um projeto inovador que levará a várias regiões do Estado, cursos voltados à investigação criminal, além de outros temas de interesse da classe. “A nossa diretoria segue cumprindo a sua missão de promover e estimular a participação dos nossos sindicalizados em atividades de cunho intelectual, pois entendemos que o conhecimento além de libertador, contribui significativamente para o aprimoramento das nossas atividades de policia judiciária”, pontuou a diretora da ADPEB, Marta Nunes Rodrigues.

De acordo com a titular da Deam de Barreiras, Cláudia Rosana Duarte, o curso é de extrema relevância para a capacitação dos delegados e parabenizou a iniciativa da ADPEB. “Achei o curso muito interessante, didático e de extrema importância para a nossa capacitação, haja vista que casos relativos a temática cada vez mais são denunciados, exigindo de nós conhecimentos atualizados para bem investigá-los. Dessa forma, a iniciativa da ADPEB em realizar esses cursos têm sido de extrema importância e relevância para a categoria, inclusive, por tornar viável aos que estão no interior fazer capacitações que, em princípio, não realizávamos pela distância de Salvador e pelo alto custo de investimento”, afirmou.

Os delegados Yves Correia, da DH de Barreiras e Leyvison Rodrigues, de Santa Maria da Vitória, também elogiaram a iniciativa do sindicato e o profissionalismo dos professores. “Gratidão total pelo curso de altíssimo nível proporcionado pela ADPEB! Sem dúvidas, iniciativas como essa fortalece a categoria. Afinal, somos eternos estudantes e aprendizes. Os Delegados, Jorge e Delmar, além do grande profissionalismo, ministraram o conteúdo com excelência, de forma leve, acessível, com paciência e muita humildade, razão pela qual registro minha gratidão e admiração. Avante na missão!”, declarou Yves Correia.

“O curso acrescenta ao delegado um cabedal de novas informações, adequando o trabalho investigativo as inovações tecnológicas, aplicando o conhecimento da autoridade policial aos crimes cibernéticos, dando uma resposta a esse tipo de criminalidade”, explicou Leyvison Rodrigues.

Como nas edições anteriores, a ADPEB sorteou 06 livros entre os delegados das duas cidades.

Fonte: Ascom/ADPEB