Notícias

Diretores da ADPEB participaram do Fórum “O Planserv é nosso”

Publicado em: 14-10-2019

Os diretores Rusdenil Franco Lima, Janaína Miranda Dore e Dermeval Amoedo Martins Junior participaram no último dia 10 de outubro, do “Fórum O Planserv é Nosso”, movimento dos servidores da Bahia que lutam pelo Planserv. O evento que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia abordou propostas para o resgate do plano de saúde. “Foi um evento importante, com palestras práticas, onde pudemos conhecer cases de sucesso de outros estados, informações que certamente contribuirão para as propostas que serão apresentadas ao Governo”, disse a diretora Janaína Dore.

O fórum foi resultado da união de sindicatos e associações dos servidores do estado da Bahia que estão insatisfeitos com a atual gestão do Planserv. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer exemplos de planos de autogestão bem-sucedidos, com participação ativa do servidor, funcionando com o modelo de autogestão.

A Cassems, foi apresentada pelo presidente do plano e médico, Ricardo Ayache, que trouxe detalhes sobre o plano criado há 19 anos, no Mato Grosso do Sul. “Começamos com 20 pessoas em uma reunião que tinham o objetivo de criar um plano de autogestão. Hoje o plano é o maior do Estado, com mais de 215 mil vidas”.

Houve também apresentação do plano da Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia (Asfeb Saúde), criado em 1993. Uma das suas características é focar na prevenção de doenças, e educar os associados a utilizá-lo de maneira mais produtiva, evitando ônus para o plano.

O evento também elegeu um Grupo Técnico que terá a responsabilidade de elaborar um documento com proposições de melhorias a ser encaminhado ao Governador e representantes do Planserv. A data de entrega do documento ainda não foi estabelecida, mas as reuniões semanais continuarão.

 

Fonte: Ascom/ADPEB