Notícias

Comunicado da Diretoria

Publicado em: 11-10-2019

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia – ADPEB/Sindicato comunica que, em caráter excepcional, convocou a sua diretoria para discutir e deliberar sobre medidas e orientações a serem adotadas para os seus filiados, tendo em vista que o movimento paredista deflagrado por integrantes da Polícia Militar da Bahia, no último dia 08, provocou a convocação extraordinária de servidores da Polícia Civil para a realização de serviço ostensivo em toda Salvador.

Segundo consta do PLANO DE AÇÃO EM APOIO A PM confeccionado pelo Departamento de Inteligência, a sua motivação se funde na decretação de estado de greve para a categoria policial militar, sob o comando da ASPRA e seu objetivo é a atuação, excepcional e preventiva, no suporte ao policiamento ostensivo. O plano feito sob a determinação do Delegado Geral visa a atuação de equipes da Polícia Civil, em suporte a Policia Militar, em áreas críticas, onde por ventura existam “um claro” no policiamento ostensivo.

A fundamentação apresentada para a atuação dos delegados de polícia nas ruas fere o que determina a Constituição Federal e leis esparsas que delineiam as atribuições da polícia judiciária, impondo aos nossos filiados a prática de ações administrativas, em tese, ilegais, podendo causar serias consequências à vida funcional de todos os envolvidos.

A ADPEB/Sindicato informa que vem sendo instada por vários filiados acerca da medida adotada pelo gabinete do Delegado Geral, demonstrando preocupação quando ao trabalho realizado e o resguardo de seus direitos e prerrogativas. As medidas a serem adotadas pela entidade, com apoio de seu corpo jurídico, serão publicadas, tão logo seja deliberado pela diretoria, através do nosso site,

Fonte: Ascom/ADPEB