Notícias

Segunda edição da Jornada Jurídica da ADPEB é realizada em Salvador

Publicado em: 16-09-2019

Entre os dias 09 e 12 de setembro, os delegados de polícia de Salvador e Região Metropolitana participaram da segunda edição da Jornada Jurídica da ADPEB. Com o tema central “Crimes Cibernéticos e Investigação Criminal Tecnológica”, o curso ministrado pelos delegados Jorge Figueiredo e Delmar Araújo Bittencourt teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos participantes no enfrentamento aos crimes praticados pela internet, além de apresentar ferramentas que auxiliam na investigação desses casos. O evento aconteceu na sede da ADPEB, na Piedade.

A Jornada Jurídica é um projeto inovador que levará a várias regiões do Estado, cursos voltados à investigação criminal, além de outros temas de interesse da classe. “O conhecimento é libertador e a ADPEB sempre irá contribuir para melhor capacitar os delegados. Os assuntos abordados durante o curso fornecem subsídios para que possam trabalhar nas investigações de crimes praticados pela internet, redes sociais e outros meios telemáticos”, pontuou o presidente da ADPEB, Fabio Lordello.

Para o delegado Jorge Figueiredo, o projeto da ADPEB tem se tornado uma fonte de conhecimento para a classe de delegados, devido a possibilidade em apresentar o que há de atual no processo de investigação tecnológica. “Durante o curso temos a oportunidade de compartilhar conhecimento sobre o que há de mais novo na investigação de crimes cometidos por meio eletrônico, abrangendo não só instruções sobre a utilização do WhatsApp, Facebook e Instagram como ferramentas de investigação, como também outros assuntos de igual importância. Fico feliz em participar deste projeto, pois, além de rever os colegas temos a certeza que a investigação agora não terá fronteiras. Esperamos que outros colegas tenham a mesma oportunidade de franquear seu conhecimento em tantas outras áreas que ainda precisamos desbravar”, explicou.

“O curso é importante não somente para as investigações no âmbito de crimes cibernéticos, como também, para toda e qualquer investigação quando pode ser utilizada para aquisição de provas, localização de pessoas e quando se utiliza de recursos tecnológicos para elucidação de crimes. É uma nova era na investigação policial e não há como se conceber Delegados e Investigadores sem esses conhecimentos”, declarou a delegada Ana Crícia Macedo.

Como na primeira edição, realizada em Porto Seguro, no encerramento do evento, a ADPEB contemplou, através de sorteio, 04 delegados com o livro Deep Web – Investigação no submundo da internet, de Alesandro Gonçalves Barreto e Hericson dos Santos.

Fonte: Ascom/ADPEB