Notícias

Primeira edição da Jornada Jurídica da ADPEB é realizada em Porto Seguro

Publicado em: 05-08-2019

Crimes Cibernéticos e Investigação Criminal Tecnológica”. Esse foi o tema central discutido entre delegados de polícia durante a primeira edição da Jornada Jurídica da ADPEB que aconteceu nos dias 02, 03 e 04 de agosto, no Hotel Solar do Imperador em Porto Seguro. O curso ministrado pelos delegados Jorge Figueiredo e Delmar Araújo Bittencourt teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos participantes no enfrentamento aos crimes praticados pela internet, além de apresentar ferramentas que auxiliam na investigação desses casos.

Segundo o delegado Jorge Figueiredo, a investigação tecnológica se apresenta como um dos instrumentos essenciais e facilitador da atuação policial. “Antes as interceptações eram suficientes, depois, com relação aos crimes de lavagem de capitais, identificamos a necessidade de descobrir o rastro do dinheiro e hoje, com a evolução do mundo virtual, não só precisamos das técnicas anteriores, como também saber o que se publica, o que se curte e o que se compartilha”, explica.

De acordo com o diretor da ADPEB, Rusdenil Franco, a Jornada Jurídica é um projeto inovador que levará a várias regiões do estado, inclusive a capital, cursos sobre investigação criminal, além de outros temas de interesse da classe. “Entendemos que é de extrema importância a capacitação para a vida profissional e por isso a ADPEB investe para que os delegados tenham a oportunidade do aperfeiçoamento, tendo em vista que assim poderão contribuir ainda mais para a qualidade das investigações”, pontuou.

No encerramento do evento, a ADPEB contemplou, através de sorteio, 04 delegados com o livro Investigação Criminal Tecnológica, do autor Higor Vinicius Nogueira Jorge.

Ponto de Vista dos Delegados

“Não se pode negar que a evolução tecnológica trouxe fortíssimo reflexo nas práticas criminosas. É imperioso que os Delegados de Polícia estejam preparados para atuar de modo técnico. Nesse sentido a capacitação foi válida não somente para proporcionar o encontro de colegas para o debate de temas relevantes, como dar conhecimento dos caminhos e ferramentas que podem ser utilizados em defesa da coletividade. Registramos nossos agradecimentos a ADPEB pela iniciativa e aos colegas Jorge Figueiredo e Delmar Bittencourt pela dedicação e esmero demonstrados”.

Delegado Marcus Vinicius Almeida Costa – 23ª Corpin/Eunápolis

“Excelente iniciativa da ADPEB, excepcional contribuição para melhor capacitar Delegados nas investigações de crimes praticados pela internet, redes sociais e outros meios telemáticos, especialmente porque aproveitou a “prata da casa”, ou seja, colegas Delegados da PCBA com expertise suficiente sobre o assunto, proporcionando uma importante troca de vivências profissionais”.

Delegado Ricardo Feitosa – 3ª DTE/DRACO Porto Seguro

“Um evento de grande valia, muito proveitoso, porque além dos esclarecimentos prestados pelos colegas Jorge Figueiredo e Delmar Bittencourt, o encontro propiciou reencontrar e conhecer colegas. No curso tivemos a oportunidade de trabalhar a ocorrência, pegar caso concreto e isso é muito importante, pois nos ajuda no trabalho e só fortalece a nossa instituição. Agradeço também a ADPEB pela iniciativa.

Delegada Maria de Fátima dos Santos Marcelino – São Félix do Coribe/26ª Coorpin

Fonte: Ascom/ADPEB