Notícias

ADPEB cria Núcleo Interdisciplinar de Justiça e Equidade

Publicado em: 16-01-2023

Na tarde da última terça-feira, dia 10, o presidente eleito Jorge Figueiredo se reuniu com as delegadas Jussara Souza e Ana Cristina Carvalho para conversar sobre a criação do Núcleo Interdisciplinar de Justiça e Equidade. A ideia do projeto é realizar estudos aprofundados sobre políticas antirracistas, com a finalidade de promover aos delegados subsídios que contribuam para o desenvolvimento da sua atividade.

De acordo com a delegada Jussara Souza, a ideia é colaborar com a quebra de paradigmas relacionados ao racismo, promovendo ações que combatam o racismo, principalmente, o institucional. “É de suma importância que a entidade de classe esteja imbuída nesse mister de realizar projetos que possam promover mudanças com práticas antirracistas, afinal, qualquer atitude racista se traduz em crime de ódio e fragiliza as possibilidades de construção de uma sociedade pluriversal”, analisa.

Para a delegada Ana Cristina, os estudos que serão realizados pelo núcleo oferecerão aos delegados um amadurecimento sobre o tema. “É uma excelente iniciativa da ADPEB, no sentido de trazer à discussão os crimes de preconceito e discriminação, não só como uma forma de proporcionar letramento racial e outros conhecimentos aos seus associados, como também de aperfeiçoamento no atendimento à população, melhorando qualitativamente os procedimentos policiais e proporcionando um atendimento humanizado”, pondera.

Segundo o presidente eleito, Jorge Figueiredo, esse núcleo é um pilar importante da entidade que não pode mais ficar inerte diante de temáticas com essa vertente. “Os delegados e as delegadas são os primeiros garantidores da lei e esse tipo de crime, infelizmente, tem crescido muito, portanto, a ideia é estudar e debater exaustivamente o tema e, posteriormente, disseminar o resultado dessa pesquisa que, sem dúvidas, contribuirá para a atividade fim da categoria”, finaliza.

O evento também contou com a participação do presidente da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil Fabio Lordello.

 

Fonte: Ascom/ADPEB